Campanha Auta de Souza


“Prossegue, semeador, alçando monte acima, A plantação da fé na gleba da esperança, ara, semeia, aduba, e intimorato, avança, consagrando a servir no sonho que te arrima”.
Auta de Souza (Do livro Auta de Souza, psicografado por Francisco C. Xavier, p.83)

O que é a Campanha de Fraternidade Auta de Souza?
“A Campanha de Fraternidade “Auta de Souza” destina-se a levar a sublimidade dos ensinos de Jesus, através da Doutrina Espírita, aos lares visitados, sob a forma de uma palavra de conforto e de bom ânimo, de um ensinamento ou de amorosa vibração, através de mensagens transmitidas pelos Espíritos responsáveis pela Evangelização do Brasil, e, bem assim, angariar donativos para as famílias carentes de ajuda em alimentos, roupas, agasalhos, etc.” (Bases e regulamento da Campanha de Fraternidade Auta de Souza, 2.ed., p.19-20).

Campanha - Auta de Souza
A Campanha de Fraternidade Auta de Souza foi idealizada pelo companheiro Nympho de Paula Corrêa e aprovada em 3 de fevereiro de 1953, pelo Departamento de Assistência Social da Federação Espírita do Estado de São Paulo, então dirigido pelo saudoso confrade José Gonçalves Pereira. É uma bela homenagem à nossa querida Poetisa, AUTA DE SOUZA.
Naquela época, companheiros espíritas visitavam os lares com objetivo de arrecadar roupas e gêneros alimentícios para serem repassados às famílias necessitadas assistidas pela Federação Espírita do Estado de São Paulo. Nessa ocasião, Chico Xavier começou a receber mensagens de um espírito que encorajava e orientava os trabalhadores para a união e continuidade da tarefa.
Mais tarde ficou identificado que o espírito era "Auta de Souza", e daí por diante o nome do trabalho que era realizado por àquele grupo passou a chamar-se "CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA". (veja sua biografia)

Dessa forma, O Centro Espírita Joanna de Ângelis de Guarulhos está organizando essa Campanha com objetivo de:
- Arrecadar donativos em alimentos, roupas, agasalhos, etc, os quais serão distribuídos às famílias menos favorecidas da região de Guarulhos e assistidas por essa Entidade;
- Divulgar a Doutrina Espírita nos lares (de porta em porta), através da distribuição de mensagens de Espíritos reconhecidos, Evangelizadores do Brasil;
- Proporcionar ao voluntário participante da campanha, o exercício da humildade e tolerância;
- Dar oportunidade àqueles que necessitam exercitar sua humildade e tolerância, proporcionando a muitos corações a oportunidade de trabalhar na cura de enfermidades da alma;
- Dar oportunidade às pessoas visitadas de praticar a caridade, de fazê-la por intermédio dos voluntários participantes da campanha realizada pelo CEJA.

Venha somar esforços nessa campanha e aproveite para exercitar a caridade e o amor ao próximo. Estamos formando os grupos para visitar os lares de Guarulhos na região da Vila Rosália. As visitas deverão ocorrer aos sábados às 14 horas onde serão deixadas nos lares, as sacolas para acondicionar os alimentos ou roupas. As sacolas com os donativos serão recolhidas sempre no sábado seguinte pelo mesmo grupo.
Agradecemos de coração a colaboração e o esforço de cada um.

Normas e Procedimentos adotados pelo CEJA:
- Será composto por um Dirigente do CEJA e por voluntários interessados em participar da campanha;
- Para participar da campanha, as pessoas interessadas deverão preencher a ficha de voluntário do CEJA;
- A Campanha Auta de Souza está aberta a todas as pessoas interessadas em aprender e ajudar o próximo, por isso, os voluntários interessados em participar poderão ou não ser trabalhadores do CEJA;
- A campanha ocorrerá uma vez por semana, aos sábados, no período das 13:00 às 14:00 horas;
- Todo início de um trabalho espírita, faz-se a leitura de um texto contido no Evangelho Segundo o Espiritismo e a prece de início dos trabalhos;
- A campanha será realizada considerando três momentos, sendo que o primeiro momento é o da distribuição, o segundo momento, o da arrecadação e o terceiro momento, o da destinação. Cada um destes momentos é realizado em um sábado. Desta forma, em um sábado se faz a distribuição e no outro se faz a arrecadação e destinação.

1ª Momento: Distribuição
- Distribuição de uma mensagem espírita;
- Explanação do voluntário à pessoa que o recebe, sobre o que é a Campanha Auta de Souza e quais são seus objetivos;
- Distribuição das sacolas para acondicionar os donativos.

2º Momento: Arrecadação
- Retorno aos lares visitados na semana anterior para arrecadar as sacolas com os donativos;
- Dirimir alguma dúvida da pessoa visitada e/ou entregar uma outra mensagem espírita de consolo e paz à essa pessoa.

3º Momento: Destinação
- Após o retorno ao CEJA, o dirigente e os voluntários fazem uma avaliação da campanha do dia e assim, destinam os donativos para os departamentos específicos de acordo com o que foi arrecadado;
- Para finalizar a campanha do dia, faz-se uma prece de agradecimento pelos trabalhos realizados e pela oportunidade de aprendizado.


© 2023 Centro Espírita Joanna de Ângelis. Todos direitos reservados.