Divaldo Pereira Franco

Nasceu em 05 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia, Brasil.
Recebeu diploma de Professor Primário, em 1943.
Funcionário concursado do IPASE, trabalhou, ininterruptamente, até a aposentadoria.
Espírita convicto, juntamente com Nilson de Souza Pereira e outros amigos, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção, em 07 de setembro de 1947.
Em 15 de agosto de 1952 fundou a Mansão do Caminho, como Lar de Crianças órfãs ou socialmente órfãs, sendo uma atividade pioneira no Brasil e na América Latina, no atendimento a menores carentes em unidades-lares, objetivando a reconstituição do ambiente familiar. Com o progresso das ciências sociais e pedagógicas, os lares foram sendo substituídos por escolas e outras atividades assistenciais que atendem, na atualidade, cerca de 5.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, diariamente.
Em uma área de 80.000 m², com 52 edificações, ruas asfaltadas, arborizadas e ajardinadas, mantem atendimento (10h/dia) a 400 crianças de 4 meses a 5 anos na Educação Infantil (Creche A Manjedoura, Jardim de Infância Esperança e Escola Alvorada Nova), 2.600 adolescentes no Ensino Fundamental (Escola Jesus Cristo e Escola Allan Kardec), 45 adolescentes no ensino médio (Colégio Nilson de Souza Pereira), cursos e oficinas de música, canto, dança, cerâmica, artesanato e outros no Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco (800 adolescentes), 500 idosos na Caravana Auta de Souza, 50 adultos nos cursos do Centro Social Hildete Franco, além de centenas de pessoas em 33 especialidades médicas e odontológicas no Centro de Saúde Dr. José Carneiro de Campos e no Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Realiza ações assistenciais na comunidade através do Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos.
Até agora vinte e sete Autores escreveram livros a respeito de sua vida e sua Obra.
Algumas peças de teatro têm sido baseadas em sua vida e em obras recebidas através da sua psicografia.
No 12 de setembro de 2019, foi lançado pela Fox e Disney o filme “Divaldo, ou Mensageiro da Paz”, que resume parte de sua vida.
Esteve em cinco continentes, tendo percorrido 70 países, incluindo o Brasil, sempre divulgando a Doutrina Espírita, entre eles: Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Bahamas, Angola, Moçambique, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estado da Cidade do Vaticano, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, China, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Índia, Israel, Japão, etc.
Até hoje realizou Palestras, Seminários, Workshops, Cursos e Conferências, em mais de 1.100 cidades, onde sempre esteve a serviço da pregação do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.
Falou em mais de duas centenas de Emissoras de Televisão, mais de 300 Emissoras de Rádio, em Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Organizações Maçônicas, Lions, Rotary Clubes, Teatros, Cinemas, Praças de Esportes, Praças Públicas, Universidades (no Brasil e no Exterior) e na ONU (em Nova Iorque e em Viena-Áustria). Reconhecido como Líder Religioso, pela ONU, participou do Encontro Mundial Pela Paz, realizado em Nova York/USA; considerado Embaixador Universal da Paz (Título nº205) pela Universal Peace Embassy e Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, de Genève (Capitale Mondiale de la Paix), Suíça e Embaixador da Bondade.
Idealizou e realiza, há 22 anos, o Movimento Você e a Paz, através de eventos para o público em geral, difundindo a cultura da paz, sem conotação religiosa, política, de raça ou de gênero, em escolas, praças públicas, centros de convenções e outros. O Movimento já foi realizado em 58 cidades do Brasil e 19 cidades de 10 outros países.
Centenas de homenagens lhe foram prestadas, dentre as quais:
Comenda 2 de Julho medalha dourada, pela Assembleia Legislativa da Bahia; Embaixador Universal da Paz nº 205 (Suíça); Embaixador da Bondade (Inglaterra); Master Honorary & Meritorious Doctor in Parapsicology – M.C. Ciberian University; Doctor of Humanities, Honoris Causa in Spiritual and Psychic Sciences (Governo e Faculdade do Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas da Cidade de Montreal-Canadá); vários Doutor Honoris Causa, Colares e Comendas.
Até hoje foram-lhe concedidas: Placas de Prata, Douradas e outras, Medalhas, Diversos Troféus, Moções de Congratulações, Pergaminhos, 26 Títulos de Hóspede Oficial de vários municípios brasileiros, 112 Títulos de Cidadão Honorário, Cidadão Emérito, Cidadão Benemérito de cidades brasileiras e estrangeiras, Diplomas.
Algumas cidades brasileiras e estrangeiras já o homenagearam dando o seu nome em Ruas, Praças, Túnel, Auditórios, Centro de Convenções, Escolas, Centros Espiritas e outros.
Divaldo Franco possui mais de 250 obras, entre psicografias e coautorias publicadas em diversas editoras, totalizando cerca de 50 mil páginas e 10 milhões de cópias vendidas.
Por meio de 219 autores e missivistas espirituais, psicografou diversas mensagens, em vários gêneros literários, como poesia, conto, romance, crônica, com temas filosóficos, psicológicos, psiquiátricos, comportamentais, religiosos, infantis, etc.
Atualmente Divaldo Franco dispõe de 245 títulos traduzidos para 17 diferentes idiomas (albanês, alemão, espanhol, norueguês esperanto, francês, finlandês, holandês, italiano, inglês, sueco, turco, catalão, húngaro, polonês, russo), além de 20 obras transcritas para o sistema braile.
Escreveu mensagens por Xenoglossia (Xenos = estrangeiro + glossa = língua), isto é, em idiomas que não conhecia, como: alemão, francês, italiano, castelhano, inglês invertido e afrikaans.
Publicou, ainda, o livro Hacia las estrellas (Rumo às estrelas), obra inteiramente psicografada em castelhano, sendo o primeiro título escrito em um idioma que não é o do médium.

Fonte: https://mansaodocaminho.com.br/divaldo-franco/biografia/divaldo-franco-biografia-completa/