Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti

Nome: Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, nascido em 29 de agosto de 1831, filósofo, político, médico, cientista e espírita, desencarnou em 11 de abril de 1900 com 69 anos.
Com 20 anos de idade, muda-se para o Rio de Janeiro, onde, às duras penas, formou-se em medicina. Cognominado o "médico dos pobres", Bezerra de Menezes tem uma biografia exemplar de renúncia para com o dever cumprido, custe ele o que custar. Antes de se tornar espírita a sua conduta era a de um cristão.
Nesse sentido, tão logo toma conhecimento de "O Livro dos Espíritos" não lhe fica difícil exclamar que era um "espírita de nascença", ou um "espírita inconsciente", pois tudo o que ali estava relatado lhe parecia familiar.
Quais os aspectos relevantes a considerar do eminente biografado? Que importância teve ele para o Espiritismo e o Movimento Espírita no Brasil? Essas são as questões fundamentais que deverão nortear as nossas reflexões, visto o "exemplo" ter força de norma, pois tanto pode induzir-nos à prática do bem quanto do mal.

Vejamos alguns:
1) quando convocado à política, renúncia ao soldo militar;
2) quando estudante, em dificuldade para pagar o aluguel de seu quarto, prepara aula de matemática (matéria que detestava) para aluno, que lhe pagou antecipado e nunca mais apareceu;
3) como médico, atende a qualquer hora, institui a leitura do Evangelho e renuncia à medicina ortodoxa para aceitar, a convite dos Espíritos, a homeopatia;

No âmbito do Movimento Espírita, sua missão foi o de um aglutinador da Doutrina dos Espíritos. O que significa?
É que na época havia muitas divergências com relação ao termo Espiritismo. Denominava-se Doutrina Espírita apenas o que constava de "O Livro dos Espíritos"; os estudiosos dos demais livros de Kardec, se chamavam kardecistas. Chegou-se a criar um Espiritismo Puro, equidistante de "científicos" e "místicos". Além destes existia ainda um grupo que se dedicava com afinco ao estudo das obras de J. B. Roustaing.
Esse quadro perdurou até a chegada de Bezerra de Menezes, espírito moderado e pacificador que, assumindo a presidência da FEB, conseguiu diminuir os elementos dispersivos.
Da bibliografia de Bezerra de Menezes, antes e após a sua conversão do Espiritismo, constam os seguintes trabalhos: "A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação", "Breves considerações sobre as secas do Norte", "A Casa Assombrada", "A Loucura sob Novo Prisma", "A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica", "Casamento e Mortalha", "Pérola Negra", "Lázaro -- o Leproso", "História de um Sonho", "Evangelho do Futuro". Escreveu ainda várias biografias de homens célebres, como o Visconde do Uruguai, o Visconde de Carvalas, etc. Foi um dos redatores de "A Reforma", órgão liberal da Corte, e redator do jornal "Sentinela da Liberdade".
Iniciava-se o ano de 1.900, e Bezerra de Menezes foi acometido de violento ataque de congestão cerebral, que o prostrou no leito, de onde não mais se levantaria.

Maiores detalhes poderão ser encontrados em:
ABREU, C. Bezerra de Menezes - Subsídios para a História do Espiritismo no Brasil, até o ano de 1895. 76. GAMA, R. lindos Casos de Bezerra de Menezes. São Paulo, Lake.