Allan Kardec

NOME VERDADEIRO: HIPPOLYTE LEON DENIZARD RIVAIL, nasceu em 03/10/1804 , em Lyon- França. Ao contrário de seus antecessores familiares que se dedicavam a advocacia e a magistratura, Rivail desde muito cedo se sentiu atraído para as ciências e para a filosofia.
O início de seus estudos ocorreu na cidade onde nasceu , indo completá-lo em Yverdun, na Suíça com o professor Pestalozzi, de quem logo se tornou discípulo. Dedicou-se de todo coração a propagação do sistema de educação , exercendo grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha , substituindo muitas vezes o professor Pestalozzi, Bacharelou-se em letras e em ciências. Falava corretamente o inglês , o Alemão e o italiano , e conhecia bem o Holandês. Em 06/02/1832, casa-se com Amélie Gabreiele Boudet , nove anos mais velha que ele. Estava ele então com 28 anos de idade. Não tiveram filhos.
PRIMEIRO CONTATO: Em 1854, o Sr. Rivail ouviu pela primeira vez falar sobre as mesas girantes , a convite do amigo Sr. Fortier, um magnetizador, cujo estudo também se dedicava. Rivail não descartava nenhuma informação que lhe chegava, ao contrário, procurava sempre provas através da observação, uma postura que sempre devemos ter com relação às manifestações mediúnicas. Em 1855, um ano depois de ouvir varias vezes , explicações sobre o fenômeno das mesas girantes, as quais não conseguiram convecê-lo, pois considerava puramente efeito material , encontrou-se com o amigo Carlotti, uma amizade de vinte e cinco anos , que lhe falou sobre a intervenção dos Espíritos, que ao contrário de convencê-lo, aumentaram ainda mais suas dúvidas, dado ao entusiasmo do amigo.
Em meados de maior do mesmo ano, foi convidado para assistir pela primeira vez uma dessas experiências dassas girantes que saltavam e corriam em condições que não deixavam dúvidas. Nessa mesma ocasião , assistiu alguns ensaios de escrita mediúnica. Começou a perceber então que existia uma causa que permitia aqueles acontecimentos.
A partir daí passou a participar assiduamente de sessões realizadas em casa de uma amigo, e a desenvolver seus primeiros estudos sobre o Espiritismo , aplicando a essa nova ciência, como em tudo em sua vida, o método de experimentação. Observava atentamente, comparava , deduzia as consequências, só admitindo como válida uma explicação que resolvia todas as dificuldades de questão. Conseguiu entrever através desses fenômenos uma ponte entre o passado e o futuro , e um dos primeiros resultado obtidos com essas observações foi que os Espíritos não eram criados sábios, que o seu saber era limitado ao grau de seu adiantamento e só o fato da comunicação como os Espíritos , independente do que eles pudessem dizer , provava a existêncai de um mundo invisível. O segundo ponto era conhecer o estado desse mundo e seus costumes, que cada Espírito poderia nos ensinar alguma coisa , mas individualmente nenhum deles poderia nos ensinar tudo , daí a importância da observação e do estudo.
ORIGEM DO NOME ALLAN KARDEC: Nessa mesma época, em uma das comunicações, o espírito protetor, Z, através de um médium deu-lhe uma comunicação pessoal , informando-lhe entre outras coisas que já o conhecia de outra existência, quando ao tempo dos Druidas viviam juntos nas Gálias , que se chamava ALLAN KARDEC, e que pela grande amizade que tinham iria ajudá-lo nessa tarefa tão importante que estava sendo chamado.
CODIFICAÇÃO Até então o estudo visava sua própria instrução , mais tarde quando viu que todas as informações catalogadas formavam um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina teve o pensamento de torná-las público , para que todos pudessem ter acesso a essas mesmas questões , que sucessivamente desenvolvidas e completadas fizeram a base de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
Em 18/04/1857 lançou a primeira edição do LIVRO DOS ESPÍRITOS que trata da parte filosófica com seu próprio nome, com 1019 perguntas e respostas. O LIVRO DOS ESPÍRITOS fez com que os fenômenos fossem encarados sob outra face, desprezaram-se as mesas falantes do início, ligando-se o fenômeno a um corpo de doutrina , que compreendia questões concernentes à humanidade.
No momento de publicá-lo ficou embaraçado em assinar a autoria da obra com seu próprio nome , ou com se pseudônimo, devido seu nome estar muito ligado ao mundo científico. Para não prejudicar o êxito do trabalho preferiu assiná-lo como ALLAN KARDEC. A Obra alcançou tal êxito que a primeira edição foi logo esgotada , sendo reeditada em 1858. Em janeiro de 1858 lançou REVISTA ESPÍRITA - orgão de estudos psicológicos publicada mensalmente por onze anos, enfrentando problemas de ordem financeira e crítica. Em abril deste mesmo ano, fundou em Paris , a primeira Sociedade Espírita regularmente constituída, como o nome de SOCIETE PARISIENSE DOS ESTUDES ESPIRITS, cujo fim exclusivo era o estudo de tudo quanto pudesse contribuir para o progreso da nova ciência. As reuniões eram realizadas a princípio em casa de ALLAN KARDEC. Embora nunca pretendesse ocupar nenhum cargo, a não ser o de membro titular, foi reeleito por unanimidade pelos membros da Sociedade para continuar na sua direção. Seu principal desejo sempre fois os estudos e a divulgação da doutrina. Realizou várias viagens com esta finalidade, notando simpatias e antipatias, estas últimas mais auxiliavam do que impediam o progresso da nova crença, pois começavam a compreender que nada ganhavam e assim se calavam.
Continuando suas experiências, em janeiro de 1861, lançou a primeira edição do LIVRO DOS MÉDIUNS, cujo objetivo era esclarecer todas as questões que se prendem à prática das manifestações. De acordo com os Espíritos, este livro contém a explicação teórica dos diversos fenômenos e condições em que eles se podem produzir. Neste mesmo ano ALLAN KARDEC fez uma nova viagem espírita a Sens, Maçom e Lião, e verificou o quanto havia crescido o Espiritismo naquelas cidades, sobretudo na classe operária. Percebeu transformações morais naquelas pessoas simples, como hábitos viciosos reformados , paixões acalmadas , ódios apaziguados , lares mais tranquilos, percebeu que aquelas pessoas , apesar de simples , estavam desenvolvendo as legítimas virtudes cristãs devido à confiança que tinham nas comunicações espíritas , que a fé daquelas pessoas não era vulgar , mas sim baseada sobre uma convicção profunda, raciocinada e não cega.
Um fato monstruoso marcou a história do Espiritismo , naquele ano. Na cidade de Barcelona-Espanha, a inquisição por ordem da Igreja Católica queimou em praça pública, local onde justamente eram executados os "criminosos" condenados à morte, mais de trezentas obras espíritas. O Bispo de Barcelona através do santo-ofício havia confiscado estas obras por julga-las perniciosas à fé católica. Este ato , ao invés de inibir as pessoas , despertou maior interesse sobre a doutrina, fazendo crescer ainda mais o número de adeptos. Isto já havia sido previsto pelos espíritos.
Em abril de 1864, publicou a IMITAÇÃO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, cujo o objetivo era a explicação das máximas morais do Cristo , sua aplicação e concordância com o Espiritismo, posteriormente modificada o título para EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.
Em 01/08/1865, lançou sua nova obra: O CÉU E O INFERNO, ou A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO OS ESPÍRITOS. Neste Livro ALLAN KARDEC menciona numerosos exemplos de situação dos Espíritos no mundo espiritual e na Terra , ou seja , vida após a morte, e as razões que motivaram essa situação. Devido à dedicação tanto física, quanto intelectual à doutrina, ALLAN KARDEC sofreu por várias vezes , esgotamento físico, precisando que os Espíritos o alertasse a fim de que sua saúde fosse poupada, ALLAN KARDEC sabia que teria apenas mais uns dez anos de vida , e por essa razão não queria perder nenhuma ocasião de dar ao Espiritismo, o máximo de contribuição que lhe era possível. Os próprios Espíritos em várias comunicações já o haviam prevenido que sua tarefa seria concluída em nova existência.
Em 1868 publica A GÊNESE , os milagres e as predições segundo o espiritismo , uma das mais importantes obras , porque constitui sob o ponto de vista científico a síntese dos quatro primeiros volumes já publicados.Em 31/03/1869, com sessenta e cinco anos de idade.
Seu coração fraco deixa de bater devido a um aneurisma. Parte para o Plano espiritual ALLAN KARDEC o fundador e mais poderoso propagandista da doutrina espírita.
"O Espiritismo se dirige aos que não crêem ou duvidam , e não aos que têm fé e a quem essa fé é suficiente; ele não diz a ninguém que renuncie às suas crenças para adotar as nossas, e nisto é conseqüente como os princípios de tolerância e de liberdade de consciência que professa. Por esse motivo não poderíamos aprovar as tentativas feitas por certas pessoas para converter às nossas idéias o clero, de qualquer comunhão que seja. Repartiremos, pois , a todos os espíritas: acolhei com solicitude os homens de boa vontade; oferecei a luz aos que a procuram , porque com os que crêem não sereis bem sucedidos; não façais violência a fé de ninguém, muito mais quanto ao clero que aos seculares, porque semeareis em campos áridos;ponde luz em evidência, para que a vejam os que quiserem ver; mostrai os frutos da árvore e deles dai de comer a quem têm fome e não aos que se dizem saciados".
Estes conselhos, como todos os de ALLAN KARDEC, são claros; simples e sobretudo práticos; cumpre que deles nos recordemos e os aproveitemos oportunamente. Enquanto seguirmos a senda por ele traçada e enquanto todas as boas vontades se unirem num esforço comum para o progresso e regeneração intelectual e moral da humanidade, o Espírito do grande filósofo estará conosco e nos auxiliará com a sua poderosa influência.